CONHECIMENTO GRAMATICAL E DESEMPENHO LINGÜÍSTICO
Resumo
Este artigo, além de ser realizado com a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre o assunto, tem como objetivo expor alguns conceitos de gramática, como ponto de vista normativo ou descritivo. Essa duplicidade de definições e de campos de abrangência tem sido o principal motivo das posições pedagógicas antagônicas “a favor” ou “contra” o ensino da gramática nas escolas, resultando em prejuízo do ensino e do aluno (cidadão). Como os pró- prios gramáticos e os autores de livros didáticos de língua materna muitas vezes não levam em conta esta dicotomia de enfoques da questão da gramática, os objetivos do ensino da língua materna não são integralmente atingidos. O estado precário da gramática descritiva tradicional só tem contribuído para agravar a polêmica questão, precisando a necessidade de se nortear a gramática descritiva pelos avanços da Lingüística. Diante dos objetivos específicos do ensino da língua materna em cada um dos três graus, o ensino da gramática normativa é necessário no Ensino Fundamental e Médio, e complementar no Ensino Superior. O estudo da gramática descritiva é objeto específico nos cursos de Letras, principalmente. Palavras-chave: gramática, ensino, língua materna.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BETTES, Soely. CONHECIMENTO GRAMATICAL E DESEMPENHO LINGÜÍSTICO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 23, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2201. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).