SE A LÍNGUA É UM FACTOR DE IDENTIFICAÇÃO CULTURAL, COMO SE COMPREENDE QUE A MESMA LÍNGUA IDENTIFIQUE CULTURAS DIFERENTES?
Resumo
O artigo questiona a afirmação de que a “língua é um fator de identificação cultural”, a partir da revisão de diferentes abordagens das relações entre língua e cultura. Nessa perspectiva, discute-se o caso do Português como exemplo de uma língua que identifica diferentes culturas e os fatores que provocaram o afastamento das variedades portuguesa e brasileira, para concluir que a língua é um fator de identificação cultural, mas só no uso e pelo uso que dela faz o individuo e não apenas por pertencer a uma das várias comunidades que a utilizam como materna. Palavras-chave: Língua; identificação; fator; português.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MIRA MATEUS, Maria Helena. SE A LÍNGUA É UM FACTOR DE IDENTIFICAÇÃO CULTURAL, COMO SE COMPREENDE QUE A MESMA LÍNGUA IDENTIFIQUE CULTURAS DIFERENTES?. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2246. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).