UMA ANÁLISE DE PERIÓDICOS ACADÊMICOS ELETRÔNICOS BRASILEIROS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS
Resumo
A pesquisa prévia tem mostrado que a Internet é um contexto de produção de gêneros emergentes. Alguns estudos sugerem que periódicos acadêmicos eletrônicos substituirão os impressos em um futuro próximo, enquanto outras enfatizam o papel otimizado do hipertexto como mediador da interação leitor-texto-autor em periódicos acadêmicos eletrônicos. Devido à importância do artigo eletrônico para a produção de conhecimento acadêmico, neste trabalho, tentamos determinar a configuração de periódicos eletrônicos brasileiros. Nosso objetivo é explicitar como o meio eletrônico contribui para novas configura- ções de gêneros impressos. Os resultados demonstram que o meio eletrônico como instância de publicação acadêmica ainda é pouco usado por pesquisadores brasileiros e a utilização de ferramentas eletrônicas nos trabalhos publicados no Brasil ainda está restrita a somente alguns textos. A estandardização dos periódicos acadêmicos eletrônicos, as leis de direitos autorais e a democratização do acesso à informação ainda são assuntos controversos e demandam uma discussão séria e uma regulamentação urgente. Palavras-chave: Periódicos acadêmicos eletrônicos; gêneros impressosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MOTTA-ROTH, Désirée; SIQUEIRA, Fernanda Oliveira; MARCUZZO, Patrícia; DOS REIS, Susana Cristina; KURTZ, Fabiana Diniz. UMA ANÁLISE DE PERIÓDICOS ACADÊMICOS ELETRÔNICOS BRASILEIROS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2251. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).