GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO
Resumo
Partindo do pressuposto que os gêneros textuais são formas socialmente consagradas de organizar e controlar as atividades comunicativas e que é crescente o número de estudos que visam a caracterização de gêneros textuais acadê- micos, este trabalho traça um panorama das diferentes metodologias utilizadas na investigação de gêneros. O trabalho tem também o objetivo de refletir sobre os métodos de análise de gêneros propostos por Bhatia (1993) e Swales (2001), bem como avaliar as dificuldades que a pesquisadora sentiu ao analisar o corpus selecionado do gênero tese de doutorado escrita em língua portuguesa e inglesa. Palavras-chave: texto acadêmico - gêneros textuais – metodologias de investigação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ARAÚJO, Antonia Dilamar. GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 26, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2261. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).