TERMINOLOGIA E LEXICOLOGIA: PLURISSIGNIFICAÇÃO E TRATAMENTO TRANSDISCIPLINAR DAS UNIDADES LEXICAIS NOS DISCURSOS ETNO-LITERÁRIOS
Resumo
Examinam-se aspectos da interdisciplinaridade: entre ciências, tecnologias, culturas; entre a unidade lexical da língua geral e das línguas de especialidade; entre conceitos de áreas técnicas e científicas, distinguindo-se, ainda a interdisciplinaridade como cooperação eventual e a interdisciplinaridade necessária. Utilizaram-se modelos das semânticas cognitiva, de língua, de discurso; e modelos da teoria terminológica. Mostra-se a tênue fronteira entre ciências, tecnologias, culturas; entre a unidade lexical especializada e a não especializada, como a dos discursos etno-literários; relações entre texto científico e banalizado, possíveis transposições. Propõe-se consolidação da disciplina Etno-terminologia e decorrências em Terminologia aplicada. Palavras-chave: Diversidade cultural; semântica cognitiva; etno-terminologia; terminologia aplicada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BARBOSA, Maria Aparecida. TERMINOLOGIA E LEXICOLOGIA: PLURISSIGNIFICAÇÃO E TRATAMENTO TRANSDISCIPLINAR DAS UNIDADES LEXICAIS NOS DISCURSOS ETNO-LITERÁRIOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 27, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2298. Acesso em: 14 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).