PROPOSTAS GRAMATICAIS EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA REFLEXÃO
Resumo
Neste artigo, tecemos algumas reflexões no que diz respeito à natureza das abordagens de conteúdos gramaticais em livros didáticos, com base em exemplos extraídos de livros de língua portuguesa utilizados no Ensino Fundamental. Procuramos redirecionar tais abordagens para um ensino gramatical que possa priorizar uma visão dinâ- mica da língua, trabalhando os dados gramaticais como elementos que dão suporte à significação dos enunciados em situações concretas de uso. Palavras-chaves: conteúdos gramaticais, ensino, usos lingüísticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira. PROPOSTAS GRAMATICAIS EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA REFLEXÃO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 27, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2300. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).