MARCADORES SEMÂNTICO-SINTÁTICOS EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS
Resumo
Este artigo relata um estudo sobre várias estratégias presentes na microestrutura dos dicionários pedagógicos brasileiros. Classificamos estas estratégias em dois tipos básicos de acordo com o corpus analisado, quais sejam: as explicações que facilitam a compreensão dos significados das unidades lexicais e as explicações que ajudam os usuários a empregar adequadamente as unidades consultadas em textos autênticos. Nestes dois tipos incluímos as categorias mais usadas pelos lexicógrafos, como por exemplo, definições por explicações, analogias, exemplos de uso e informações contextuais. Palavras-chave: lexicografia pedagógica, dicionário, definição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PONTES, Antonio Luciano. MARCADORES SEMÂNTICO-SINTÁTICOS EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2307. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).