A LUTA ENTRE IMPULSO DE VIDA E MORTE EM "VIVER!", DE MACHADO DE ASSIS
Resumo
O conto “Viver!”, de Machado de Assis, ambientase no sonho de Ahasverus, o judeu condenado a vagar pelo mundo imortalmente por ter empurrado Jesus no seu percurso para a crucificação. Este aspecto onírico mostra-se revelador para a compreensão do protagonista, uma vez que, da leitura de seu sonho, o leitor consegue chegar às suas aspirações mais profundas. O conto o apresenta como sendo o último dos homens e, por esta razão, prestes a morrer, já que a pena imposta duraria até o findar da espécie humana. À primeira vista, tal condenação se caracterizaria como sendo por demais funesta. Nesse sentido, para ele, morrer seria um alívio. Todavia, até então, a morte estava excluída de seu horizonte. Não poderia perder a vida, visto que havia perdido a morte, o que demonstra que a pena imposta lhe foi igualmente conveniente, pois lhe garantiu a longevidade. A situação vivida em seu sonho vem justamente assinalar aquilo que o judeu mais anseia: viver. Palavras-Chave: Sonho; Vida; Morte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DOS SANTOS, Adilson. A LUTA ENTRE IMPULSO DE VIDA E MORTE EM "VIVER!", DE MACHADO DE ASSIS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2322. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).