A 70 ANOS DE ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS: VISÕES DA CRÍTICA
Resumo
Este artigo apresenta algumas das importantes leituras críticas do romance Angústia, de Graciliano Ramos, nos seus setenta anos de publicação, objetivando traçar um panorama das principais visões que se consolidaram sobre a obra e das orientações teóricas que as embasaram. Por fim, faz um breve comentário crítico às propostas de interpretação, que tendem a dividir-se entre investigações da psicologia individual, por um lado, e do contexto social no Brasil, por outro. Palavras-chave: Graciliano Ramos, Angústia, romance moderno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
OLIVEIRA, Irenísia Torres de. A 70 ANOS DE ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS: VISÕES DA CRÍTICA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2329. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).