A DISTRIBUIÇÃO GEOLINGUÍSTICA DO ITEM LEXICAL TOCO DE CIGARRO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Resumo
O léxico da Língua Portuguesa, há muito, tem sidotema de estudos de dialetólogos e geolinguístas brasileiros.Muitos são os trabalhos já publicados sobre a variedadelexical no Português Brasileiro (PB). Isso é constatado pormeio do grande volume de trabalhos publicados sob formade artigos científicos, dissertações de mestrado ou teses dedoutorado. Entretanto, dada a riqueza e diversidade queenvolve o tema, é praticamente impossível esgotar as possibilidadesde estudo do léxico de uma língua. Neste artigo,tomamos o léxico como objeto de estudo. A análise quefaremos se pauta na orientação geossociolinguística. Analisaremoso item lexical toco de cigarro, variante linguísticaque integra o campo semântico “Convívio e comportamentosocial” do Questionário Semântico-Lexical (QSL)do projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Trata-se deuma abordagem geolinguística multidimensional que tempor objetivo a elaboração de uma carta lexical experimentalpara a visualização da variação diatópica, diastrática, diagenéricae diageracional do item lexical referido.Palavras-chave: Variação Lexical. Geolinguística Multidimensional.Atlas Linguístico do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RAZKY, Abdelhak; OLIVEIRA DA COSTA, Eliane; BARROS DE OLIVEIRA, Marilucia. A DISTRIBUIÇÃO GEOLINGUÍSTICA DO ITEM LEXICAL TOCO DE CIGARRO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2380. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).