“ÁGUA VIRA SAL LÁ NA SALINA”: O GLOSSÁRIO DOS TERMOS DO SAL NO RIO GRANDE DO NORTE NUMA PERSPECTIVA SOCIOTERMINOLÓGICA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentarresultados da pesquisa sobre os termos usados na Indústriado sal, em três municípios que fazem parte da região salineirado Rio Grande do Norte. Primeiramente, abordamosas diferentes ciências do Léxico estudadas por Boutin--Quesnel (1985), Barbosa (1994,1995), Barros (2004),dando ênfase maior nas orientações teórico-metodológicasda Socioterminologia (FAULSTICH, 1995, 1996, 1998,2006). Em seguida, expomos os procedimentos tanto dametodologia de campo quanto da metodologia da organizaçãodo Glossário da Terminologia do Sal - GLOSSAL(SILVA, 2007). Depois, apresentamos uma amostra dosverbetes, as análises feitas a partir desse repertório e, porfim, as considerações finais quanto aos fatos linguísticos,observados nesse glossário. Desse modo, essa pesquisa sejustifica por possibilitar a divulgação de um produto terminográficodestinado, não só aos especialistas e pesquisadoresdas Ciências do Léxico, como também ao grandepúblico e aos interessados em aprofundar seus estudos naterminologia do sal.Palavras-chave: Sal. Indústria do Sal. Terminologia. Socioterminologia.Glossário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BATISTA DA SILVA, Moisés. “ÁGUA VIRA SAL LÁ NA SALINA”: O GLOSSÁRIO DOS TERMOS DO SAL NO RIO GRANDE DO NORTE NUMA PERSPECTIVA SOCIOTERMINOLÓGICA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2381. Acesso em: 4 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).