RECUPERAÇÃO DE FONTES E ANÁLISES POR COMPONENTES INDEPENDENTES: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES EM LINGUÍSTICA
Resumo
Este trabalho apresenta uma introdução à técnicade análise por componentes independentes (ICA, Independent Component Analysis), tipicamente utilizado em problemasde recuperação cega em sistemas de informação esua aplicabilidade em problemas nas áreas de processamentoda fala e linguística. São descritos e discutidos osaspectos de modelagem matemática do problema de separação de fontes genérico bem como suas estratégias maiscomuns para solução dos problemas supracitados. Ailustração de uma aplicação na separação de sinais de vozcombinados linearmente e coletados em vários sensores émostrada para demonstrar a potencialidade da técnica.Além disso, é realizada uma breve descrição de algumas aplicações de ICA em problemas das áreas de processamentode voz e lingüística. Palavras-Chave: Análise por componentes independentes,aprendizado estatístico, processamento não-supervisionado,lingüística, extração de características, classificaçãode padrões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BARRETO, Guilherme de Alencar; CAVALCANTE, Charles Casimiro. RECUPERAÇÃO DE FONTES E ANÁLISES POR COMPONENTES INDEPENDENTES: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES EM LINGUÍSTICA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2382. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).