USO DE REDES NEURAIS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA DETERMINAÇÃO DO CONHECIMENTO PROSÓDICO DE APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS
Resumo
Os mapas auto-organizáveis de Kohonen (Selforganizing maps - SOM) têm sido bastante úteis para a visualização de dados de alta dimensão por serem capazes de comprimir informações da entrada e ainda preservar relações geométricas importantes nos dados (KOHONEN, 1998; KOHONEN, 2001). A rede de Kohonen apresenta enormes vantagens para a análise de fenômenos linguísticos, entre elas a categorização do input de uma maneira não-supervisionada, o que é muito útil em vários níveis de categorização linguística. Essa rede neural foi utilizada para facilitar a visualização da formação de aprendizes por grau de similaridade no que se referia à transferência de acento de L1 para L2. A aplicação da rede SOM neste contexto foi inovadora. Os resultados das simulações evidenciaram a organização dos falantes em grupos bem definidos e apontam o uso dessa rede como ferramenta bem-sucedida no auxílio da determinação de nível de proficiência em língua estrangeira no futuro. Palavras-chave: Mapas auto-organizáveis. Acento. Língua inglesa. Nível de proficiência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CUNHA DA SILVA, Ana Cristina. USO DE REDES NEURAIS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA DETERMINAÇÃO DO CONHECIMENTO PROSÓDICO DE APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2385. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).