A AFIRMAÇÃO NO DIALETO DE FORTALEZA
Resumo
Segundo Marcuschi(1991), as perguntas do tiposim-não podem restringir as alternativas de respostas, masnão impedem respostas com variações notáveis. Este trabalhoconsiste num levantamento das respostas afirmativase suas variações no falar do fortalezense. Os resultadosempíricos evidenciam que a preferência é pelo uso do itemlexical “ser”, seguido da repetição do verbo da pergunta,em vez do sim e de outros usos.Palavras-chave: Par conversacional; Respostas afirmativas;Interação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
GOMES, João Bosco Figueiredo. A AFIRMAÇÃO NO DIALETO DE FORTALEZA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2387. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).