ASPECTOS DE UMA TEORIA DA MUDANÇA LINGUÍSTICA
Resumo
Delimitando o domínio e o objeto de estudo da teoria da mudança linguística, discutiremos resumidamente os conceitos teóricos mais relevantes sobre os diversos processos pelos quais mudam os elementos e sistemas linguísticos na dimensão diacrônica. Pressupõe-se que existam três diferentes formas de desequilíbrio ou rupturas da continuidade linguística: a substituição de uma variedade, a união de variedades e a cisão de uma variedade. Assim sendo, a teoria da mudança linguística deve ocupar-se de cinco assuntos essenciais: (i) das condições gerais da estrutura para que a mudança inerente ao sistema possa se realizar; (ii) do processo de transição com suas fases intermediárias; (iii) do encaixamento de uma inovação no sistema linguístico e no contexto sociolinguístico; (iv) da importância da avaliação para o processo de generalização das variações e (v) da análise do problema de como se inicia um processo de mudança. Na análise desses problemas, convém distinguir dois grupos diferentes de variações linguísticas que podem tornar-se fonte de mudanças permanentes da língua: (i) as variações que se formam na realização articulatório-perceptiva das ações linguísticas e (ii) as variações que podem ser explicados pelo uso da língua nas atividades sociocomunicativas e sociais. Refletindo sobre causas e finalidades das mudanças e sobre a ligação íntima entre a evolução e a mudança em geral, lançaremos um olhar para os diferentes campos de ação da mudança linguística, bem como explietra l s Revista de caremos, brevemente, como se passam a formação e a divulgação das inovações linguísticas. Palavras-chave: Mudança linguística, variação linguística, formação e divulgação de inovações linguísticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
J. MATTHEIER, Klaus; WIESER, Hans Peter. ASPECTOS DE UMA TEORIA DA MUDANÇA LINGUÍSTICA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2396. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
TRADUÇÃO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).