“O CAÇADOR”, DE RINALDO DE FERNANDES: O VIVER O JOGO E A EXPERIÊNCIA URBANA DA OCUPAÇÃO / “The hunter”, by Rinaldo de Fernandes: to live the game and the urban experience of the occupation
Resumo
Objetiva-se com esse artigo uma leitura da espacialidade no conto “O caçador”, de Rinaldo deFernandes, considerado um dos grandes expoentes da literatura brasileira contemporânea. Emfunção da dinâmica da ação transcorrida no universo da casa do caçador, um dos personagensprincipais do conto, constituirá o leitmotiv deste texto o constructo da experiência urbana da ocupação.Como aporte teórico serão suscitadas as obras O homem e a terra: natureza da realidadegeográfica, do geógrafo francês Eric Dardel; A poética do espaço, do filósofo francês GastonBachelard e, sobretudo, Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambienteespaço e lugar: a perspectiva da experiência, ambas de autoria do geógrafo chinês Yi-Fu Tuan.À luz, portanto, da teoria da percepção do espaço sob o viés fenomenológico-existencialista, seráanalisado o conto em tela numa perspectiva interdisciplinar, mais especificamente da GeografiaHumanista Cultural, um dos campos mais instigantes da Geografia contemporânea, onde a subjetividadepode ser incorporada para fins de estudo e interpretação da condição humana. Palavras-chave: espaço; experiência; ocupação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FEITOSA, Márcia Manir Miguel. “O CAÇADOR”, DE RINALDO DE FERNANDES: O VIVER O JOGO E A EXPERIÊNCIA URBANA DA OCUPAÇÃO / “The hunter”, by Rinaldo de Fernandes: to live the game and the urban experience of the occupation. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 34, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2403. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).