AMERICAN SPLENDOR: UMA ESTRUTURA MOEBIANA / American Splendor: A Moebian Structure
Resumo
RESUMO
Os conceitos intrínsecos à indecidibilidade espacial moebiana constituiu o eixo a partir de onde analisamos os aspectos estruturais narrativos do filme American Splendor (2003), dos documentaristas americanos Shari Springer e Robert Pulcini, que transita parcialmente entre documentário, drama biográfico, ficção, resultante da adaptação literária da HQ homônima do autor roteirista Harvey Pekar (1939-2010). O filme em questão, metalinguístico e autobiográfico como a própria HQ, representa especularmente, por meio da mise en abyme, a complexidade sujeito/obra na trajetória do autor Pekar, introduzindo-o diegeticamente em vários níveis na produção, aliando assim forma e conteúdo de modo exemplar e estimulante, em perfeita sincronia com a revista underground de autoria do homenageado, sem que, no entanto, deixe de ser puro cinema.
Palavras-chave: fita de Moebius, metalinguagem, autorreferência, autobiografia, mise en abyme.
ABSTRACT
American Splendor, A Moebian Structure – The intrinsic concepts to moebian space undecidability was the axis form where se analyze the narrative in its structural aspects of the film American Splendor (2003) of american documentary filmmakers Shari Springer and Robert Pulcini that work among documentary, biographical, drama, ficcion resulting from the literary adaptation of the eponymous comic book of author Harvey Pekar (1939-2010). The film in question, metalinguistic and autobiographical as the comics itself, is spercularly through the mise-en-abyme, of the subject / work complex in the trajectory of author Pekar, introducing him diegetically at various levels in the production, thus combining form and content of exemplary and stimulating way, in perfect sync with the underground magazine written by the honored one, without, however, stop being pure cinema.
Keywords: Moebius strip, metalanguage, self-reference, autobiography, mise en abyme
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