LÍNGUA, CULTURA E CERVEJA: UM ESTUDO ECOLINGUÍSTICO DE RÓTULOS DE CERVEJA ARTESANAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar as relações entre língua e cultura em rótulos de cervejas artesanais produzidas no Brasil. O estudo está fundamentado pela
Ecolinguística, teoria que estuda as interações entre língua, povo e território em seus meios ambientes mental, social e natural, conforme Couto (2016). O conjunto dessas interações compõe o
Ecossistema Linguístico que, segundo Couto (2018), está inserido no Ecossistema Cultural. Assim, esse trabalho pretende analisar como se dão as relações entre língua e cultura nos rótulos de cerveja interpretando seus aspectos mentais, naturais e sociais. Os resultados preliminares demonstram que os rótulos de cervejas artesanais brasileiras podem compor um imaginário de cada estilo de cerveja que se atualiza por meio da língua, da receita e do rótulo. Trata-se de uma visão brasileira para cada estilo de cerveja, como se apresenta nos nomes e nos rótulos.
Palavras-chave: Língua. Ecossistema Cultural. Cerveja artesanal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).