O ENSINO DE LITERATURA E A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA NAS PERSONAGENS FEMININAS EM HUIS CLOS, DE J-P. SARTRE

Autores

  • Joice Armani Galli

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.1

Resumo

Refletindo os valores históricos do tempo em que se insere, o ensino de literatura na atualidade recebe, através do letramento crítico, uma abordagem cada vez mais pertinente no que tange
às noções de criação e fruição literárias. Propomos tratar do letramento em língua estrangeira (LE) e suas reverberações no processo de ensino de literatura, mais particularmente da literatura francesa através do estudo da obra Huis Clos, de Jean-Paul Sartre. Pretende-se analisar em especial o papel da mulher por meio da representação das personagens femininas da referida peça teatral, articulando a Competência Intercultural (CI) enquanto eixo propulsor para leitura do romance, no que diz respeito ao discurso linguístico. Considerando a triangulação entre ensino de literatura, língua e representação, entendemos ser o letramento em LE uma experiência emancipatória na perspectiva da pesquisa acadêmica enquanto projeto contemporâneo e desafiador às gerações vindouras.

Palavras-chave: Representação. Personagem feminina. Letramento em LE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

GALLI, Joice Armani. O ENSINO DE LITERATURA E A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA NAS PERSONAGENS FEMININAS EM HUIS CLOS, DE J-P. SARTRE. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 7–20, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.1.1. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60012. Acesso em: 25 abr. 2024.