POR UM ENSINO DIALÓGICO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOS TECERES DE BAKHTIN E O CÍRCULO

Autores

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana
  • Éderson Luís da Silveira
  • Pedro Farias Francelino

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.3

Resumo

O presente trabalho traçou como proposta um ensino dialógico de literatura na educação básica, com fundamentação nos pressupostos teórico-metodológicos de Mikhail Bakhtin (1895-1975), Valentin N. Volóchinov (1895-1936) e Pável N. Medviédev (1891-1938), integrantes do Círculo de Bakhtin. Esta proposta viabiliza a que professores da educação básica repensem suas práticas de ensino, (re)acentuando metodologias cujo prisma seja a interação. Nosso objetivo, portanto, é propor um ensino dialógico de literatura para a formação de sujeitos críticos, a partir do instante em que as condições sócio-históricas e interdiscursivas são levadas em conta, assim como as vozes que atravessam cada gênero literário ou discursivo estudado. Quanto ao ato analítico,
delimitou-se como corpus o poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, que foi publicado originalmente em 1942, e cuja edição que utilizamos é a de 2009. Espera-se que, enquanto sujeitos responsivos e ativos, pesquisadores e docentes mobilizem estratégias de saber relacionadas ao sujeito, à linguagem, à história e à ideologia, termos caros à compreensão de textos literários.

Palavras-chave: Ensino. Literatura. Dialogismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; SILVEIRA, Éderson Luís da; FRANCELINO, Pedro Farias. POR UM ENSINO DIALÓGICO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOS TECERES DE BAKHTIN E O CÍRCULO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 32–41, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.1.3. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60014. Acesso em: 22 dez. 2024.