O CANTO DE PALMYRA: UMA ROSEIRA EM SALA DE AULA

Autores

  • Maria Aparecida de Almeida Rego
  • Derivaldo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.5

Resumo

Estudos sobre práticas de letramento avançam cada vez mais desde as últimas décadas. Segundo Paulino e Cosson (2009), o letramento é “um conjunto de práticas sociais” na construção
de sentidos do mundo. Essa dimensão social na literatura já era tratada por Candido (2000), quando propõe que a literatura seja vista como prática social desenvolvida em torno de sujeitos leitores, autores ou livros. Assim, o letramento literário comporta a apropriação da literatura enquanto construção de sentidos contínuos renovados a cada atividade de leitura. Como uma das propostas do letramento literário é aproximar o leitor da produção, manutenção e transformação da literatura em sua comunidade, o objetivo deste artigo é discutir o processo de escolarização da Literatura norte-rio-grandense na educação básica, como requisito para o acesso a obras literárias que integram o patrimônio cultural do estado no contexto escolar, com ênfase na poética de Palmyra Wanderley, cuja produção se deu nas primeiras décadas do século XX. Para isso, apontaremos estratégias metodológicas que venham a contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, com vistas à formação de sujeitos leitores que vejam na poesia uma ferramenta importante para a formação humana.

Palavras-chave: Ensino. Literatura. Palmyra Wanderley.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

REGO, Maria Aparecida de Almeida; SANTOS, Derivaldo dos. O CANTO DE PALMYRA: UMA ROSEIRA EM SALA DE AULA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 50–64, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.1.5. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60016. Acesso em: 20 abr. 2024.