O CANTO DE PALMYRA: UMA ROSEIRA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.5Resumo
Estudos sobre práticas de letramento avançam cada vez mais desde as últimas décadas. Segundo Paulino e Cosson (2009), o letramento é “um conjunto de práticas sociais” na construção
de sentidos do mundo. Essa dimensão social na literatura já era tratada por Candido (2000), quando propõe que a literatura seja vista como prática social desenvolvida em torno de sujeitos leitores, autores ou livros. Assim, o letramento literário comporta a apropriação da literatura enquanto construção de sentidos contínuos renovados a cada atividade de leitura. Como uma das propostas do letramento literário é aproximar o leitor da produção, manutenção e transformação da literatura em sua comunidade, o objetivo deste artigo é discutir o processo de escolarização da Literatura norte-rio-grandense na educação básica, como requisito para o acesso a obras literárias que integram o patrimônio cultural do estado no contexto escolar, com ênfase na poética de Palmyra Wanderley, cuja produção se deu nas primeiras décadas do século XX. Para isso, apontaremos estratégias metodológicas que venham a contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, com vistas à formação de sujeitos leitores que vejam na poesia uma ferramenta importante para a formação humana.
Palavras-chave: Ensino. Literatura. Palmyra Wanderley.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).