BELLA CIAO, OVVERO PERCHÉ VIVO SONO PARTIGIANO: ATIVIDADE DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO DE ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Leandro Vidal Carneiro
  • Fernanda Suely Muller

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.6

Resumo

Considerando o atual contexto de ensino/aprendizagem de Língua Italiana LE no Brasil, neste artigo apresentamos uma proposta de sequência didática para turmas de nível avançado (nível
C1/C2) na qual a fábula Il pozzo di Cascina Piana, de Gianni Rodari, é protagonista e fio condutor das atividades. A inserção de textos literários autênticos no ensino de Italiano LE contribui não só para o aprimoramento linguístico do aprendente e para a difusão da literatura estrangeira em si, mas também se configura como uma poderosa ferramenta de fomento ao pensamento crítico, o qual pode enriquecer de modo significativo a experiência de aprendizagem na perspectiva do ensino intercultural que pode ser explorado melhor pelo professor de LE em sala de aula, como pretendemos demonstrar.

Palavras-chave: Ensino de Italiano LE. Literatura e ensino LE. Ensino comunicativo e intercultural de italiano LE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

CARNEIRO, Leandro Vidal; MULLER, Fernanda Suely. BELLA CIAO, OVVERO PERCHÉ VIVO SONO PARTIGIANO: ATIVIDADE DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO DE ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 65–81, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.1.6. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60017. Acesso em: 22 dez. 2024.