ENSINAR A ARGUMENTAR EM CONTEXTOS RURAIS ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: EXPERIMENTAÇÃO DO DISPOSITIVO DIDÁTICO EM ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.9Resumo
Pesquisas prévias mostram as repercussões do ensino antecipado da argumentação em, ao menos, dois âmbitos: formação de cidadania e sucesso acadêmico. Apesar disso, o direito ao ensino antecipado de capacidades de leitura e escrita críticas se converte em uma desvantagem para populações que habitam em contextos rurais. O objetivo deste artigo é mostrar o efeito de uma sequência didática baseada em um gênero textual argumentativo nas produções textuais de alunos de anos finais do ensino fundamental (a distância). Como ferramenta metodológica retomamos a sequência didática baseada no gênero textual. Tal ferramenta foi utilizada em diferentes partes do mundo para o ensino de línguas. No que diz respeito ao espanhol, no México, foi explorada sua efetividade com gêneros textuais que implicam argumentar. Este trabalho mostra que os alunos melhoraram a organização global e a coesão textual nas produções finais, assim como o conhecimento do tema de discussão.
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