SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS NO CONTEXTO DE PESQUISAS DO MESTRADO EM LETRAS
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.7Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever e apresentar resultados de duas pesquisas que focam a sequência didática, à luz dos estudos de Joaquim Dolz e Shneuwly, como uma proposta metodológica relevante para o ensino de gêneros textuais. As pesquisas, de cunho intervencionista, foram desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional - PROFLETRAS, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus III, e do Mestrado Institucional no Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tratam-se de pesquisas qualitativas vinculadas ao campo de estudos da Linguística Aplicada e que se fundamentam em estudos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que, mediante processos formativos com as pesquisadoras, os sujeitos da pesquisa, professores da Educação Básica, passaram a considerar, nos planejamentos de suas atividades didáticas para o ensino de língua materna, como ferramenta metodológica, a sequência didática, focando as capacidades de linguagem (contexto de produção, aspectos textuais, linguísticos-discursivos) nas propostas de produção de texto de um determinado gênero
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