A TELECOLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES BRASILEIROS E ESTUDANTES CANADENSES
UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO SOBRE A AVALIAÇAO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/SEGUNDAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.8Resumo
Este artigo apresenta um dispositivo de formação de professores sobre a temática da avaliação
em língua segunda / estrangeira que foi implementado em um contexto de telecolaboração de uma
disciplina de graduação, envolvendo uma professora canadense, uma equipe de formadoras brasileiras e
estudantes canadenses. Além disso, objetiva-se também identificar as representações sobre aspectos da
engenharia didática construídas pelas formadoras em seus relatos de experiência vivida. Este estudo se
fundamenta no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2019) no que diz respeito ao agir
humano por meio da linguagem e seu desenvolvimento. Para a construção do dispositivo, baseamo-nos
nos na proposta da engenharia didática (DOLZ, 2016; DOLZ, LACELLE, 2017), assim como nos
conceitos de comunidade de práticas (WENGER, 2010) e de telecolaboração (HELM, 2015; CAWS,
LOUSADA, MARRA, 2019). Para analisar os relatos de experiência vivida, servimo-nos de algumas
categorias do modelo de análise textual proposto por Bronckart (1999, 2019). A elaboração e
implementação do dispositivo de formação evidenciou a forma como aspectos práticos do ensino e da
avaliação são realizados pela comunidade de prática da equipe brasileira. Os resultados das análises dos
relatos apontam que as formadoras encontraram nesse novo contexto de atuação profissional um espaço
de aprendizagem; e permitiram também identificar alguns aspectos considerados como desafiadores por
parte das formadoras.
Palavras-chave: engenharia didática; formação de professores; telecolaboração; relato de experiência.
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