SLEEPING MASK E MÁSCARA DE DORMIR, UM CONTO DE PETER LASALLE E SUA TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.42.1.12Resumo
Este trabalho objetiva apresentar a tradução de um conto escrito pelo autor estadunidense Peter LaSalle e publicado em 2017. O conto envolve os leitores numa rede de sonhos, devaneios, lembranças antigas, traumas de infância e intimidade psicológica e física, sem que haja um porto seguro onde ancorar os fatos, que talvez nem sejam fatos. Provavelmente os leitores se sentirão melhor se fizerem o que o narrador pede à sua amante: “Relaxe”. É uma boa sugestão relaxar e seguir essa narrativa vertiginosa, as vívidas caracterizações de cenas e a análise sagaz de estados de espírito. Peter LaSalle nasceu em Rhode Island em 1947 e escreveu livros de contos, romances e literatura de viagem. Entre seus autores preferidos, frequentemente citados em suas obras, estão Edgar Allan Poe, Jorge Luís Borges e William Faulkner. Existe outro livro de contos do autor em português brasileiro, intitulado “Diga a Borges se o encontrar: Histórias de sonambulismo contemporâneo”. (LaSalle, 2016). O autor recebeu vários prêmios literários, como o Flannery O’Connor Award, o Richard Sullivan Prize, o Antioch Review Award, e o O. Henry Award. Ele é professor de escrita criativa na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).