M[i]NINO OU M[e]NINO: análise sociolinguística da média anterior /e/ em posição pretônica no português falado em Baião-Pará.

Autores

  • Raquel Maria da Silva Costa Furtado UFPA
  • Maria Sebastiana da Silva Costa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Aldinei Corrêa da Silva Lima SEMED

Resumo

Com base em ancore da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV e HERZOG, 2006), este estudo tem como escopo de análise o comportamento variável da vogal média anterior pretônica /e/ na variedade falada da zona urbana do português de Baião-PA. Objetiva analisar os possíveis condicionadores por meio de variáveis linguísticas e extralinguísticas, da regra de manutenção da pretônica /e/ com base em amostra estratificada e em termos da sociolinguística variacionistas. O corpus para análise foi constituído de 12 informantes estratificados por faixa etária, sexo e escolaridade. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas de experiências pessoais e os dados foram analisados pelo pacote de programa computacional Goldvarb. Como resultado, verificamos que em Baião a manutenção de /e/ pretônico é o fator de maior frequência, uma vez que os dados estatísticos mostraram que diante do universo de 1.003 ocorrências de fala, num percentual de 63% ocorreu a ausência de alteamento, peso relativo de 0.630, enquanto para a presença de alteamento foi somente 37%, peso relativo de 0,370. Os fatores linguísticos considerados relevantes para a explicar a ausência de alteamento de /e/ em posição pretônica no falar baionense são: a vogal baixa (a) com peso relativo 0.67, do contexto vocálico da tônica quando a pretônica é nasal; o papel da consoante do onset quando dorsal com peso relativo 0.82; quanto ao fator social, o mais significativo apresentou a segunda faixa etária, com peso relativo de 0.54, tomado como estatisticamente significativo para a ausência de alteamento da variável dependente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sebastiana da Silva Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora e Mestra em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Linguagem e Educação: uma abordagem textual, discursiva e variacionista, pela UFPA. Graduada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Aldinei Corrêa da Silva Lima, SEMED

Graduado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA /Campus Universitário do Tocantins/Cametá-Pará - Faculdade de Linguagem. Professor da SEMED-Baião. 

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

COSTA FURTADO, Raquel Maria da Silva; DA SILVA COSTA, Maria Sebastiana; DA SILVA LIMA, Aldinei Corrêa. M[i]NINO OU M[e]NINO: análise sociolinguística da média anterior /e/ em posição pretônica no português falado em Baião-Pará. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 42, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/92277. Acesso em: 18 dez. 2024.