PROCESSAMENTO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS PARAENSES À LUZ DA PSICOLINGUÍSTICA EXPERIMENTAL
Resumo
Este artigo investigou o processamento de expressões idiomáticas paraenses por falantes nativos de outros estados residentes no Pará. Pautados nos pressupostos de Saeed (1997), Xatara (1998) e Alves et al. (2010), compreendemos expressões idiomáticas como frases que fazemos uso de acordo com o sentido conotativo, cujos significados estão interligados ao contexto em que se encaixam. Para tanto, em uma perspectiva experimental, realizamos um estudo de compreensão de expressões idiomáticas, por meio da técnica Tarefa de Labirinto, no qual participaram 28 adultos moradores do estado do Pará. Os resultados evidenciaram que os paraenses possuem grandes níveis de acesso ao sentido idiomático com menor tempo de reação, ao passo que os adultos não paraenses residentes no Pará conseguem processar o sentido idiomático na maioria das expressões, no entanto, demandaram mais tempo de reação, alertando para dificuldades de compreensão no processamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).