PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO LINGUÍSTICA NO NORDESTE DO PARÁ.

Autores

  • Regina Cruz UFPA
  • Jany Eric Ferreira UFRA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os resultados do teste de percepção e segurança linguística sobre o (não) abaixamento das médias pretônicas feito com paraenses e cearenses no nordeste do Pará. O estudo pauta-se nos pressupostos teórico-metodologógicas da sociolinguística (Labov, 2008) e de crenças e atitudes (Lambert; Lambert, 1972). A pesquisa ocorreu em cinco localidades do Nordeste do Pará, e para a montagem de sua amostra foram considerados  tanto falantes nativos de cada localidade (topoestáticos) como aqueles procedentes do Estado do Ceará (topodinâmicos). A amostra foi estratificada em sexo, faixa etária e procedência. Para a coleta de dados foi utilizado o protocolo Self report test, a partir de audio-estímulos a fim de que os sujeitos selecionassem, dentre as variantes estudadas, aquela com a qual se identificam. Os resultados indicaram que a variação das médias pretônicas não foi um fenômeno perceptível para o grupo de amostra. Os juízes se identificaram mais com as variantes médias fechadas. Considera-se a partir dos resultados que a variação das médias pretônicas é um fenômeno categorizado como um indicador (Labov, 2008), haja vista que está abaixo da consciência social dos falantes, e portanto, de difícil percepção aos leigos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Cruz, UFPA

Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará e Bolsista Produtividade CNPq-PQ1. Doutor em Ciências Humanas pela Université d'Aix-Marseille I - França (2000), Coordena projetos de pesquisa na UFPA desde 1992. É membro da equipe internacional AMPER-POR. O centro de interesse de suas investigações compreende variação linguística, aspectos fonéticos, variação prosódia dialetal, aspectos multimodais.

Jany Eric Ferreira, UFRA

Professor Adjunto do Curso de Letras Português e Letras Libras do Instituto Ciberespacial da Universidade Federal Rural da Amazônia. Doutor em Letras/Linguística  pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPA (2019), Coordena o projeto de pesquisa na UFRA Crenças e Atitudes Linguísticas na Universidade. É coordenardor do Curso de Letras Português da UFRA, Campus Belém. Interessa-se por investigações sobre variação linguística, crenças e atitudes linguísticas, ensino de português.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

CRUZ, Regina; QUEIRÓS FERREIRA, Jany Eric. PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO LINGUÍSTICA NO NORDESTE DO PARÁ. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 42, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/92292. Acesso em: 18 dez. 2024.