ESTRUTURA DE PARTICIPAÇÃO E ALINHAMENTO EM ENTREVISTAS COM ESTUDANTES CABOVERDIANOS

Autores

  • Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa UFPA
  • Maria Elias UFC

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma breve análise da estrutura de participação de estudantes caboverdianos em entrevistas do PROFALA/UFC advindos do Programa PEC-G da Universidade Federal do Ceará e da UNILAB. O estudo consiste em um recorte de uma tese sobre A Polidez em entrevistas de falantes caboverdianos e timorenses, que se insere em três eixos teóricos: Pragmática, Sociolinguística Interacional e Análise da Conversação. Para este artigo serão considerados apenas os dois últimos eixos, de modo a dar as bases para a compreensão das estruturas organizacionais da interação. Como principais representantes dessas vertentes teóricas, elegeu-se Goffman (1967, 1979, 2002), Philips(1972). Os resultados mostram a dinâmica de trocas de papeis, animadores - autores, a mudança de enquadres e alinhamentos. O realinhamento no papel de autores deixa mais evidente a preocupação com a face, a estrutura do tipo 1 parece mais propensa a criar maior tensão entre os interagentes. A estrutura de participação parece ter contribuído para o bom exercício da polidez linguística nas interações estudadas.

Palavras-chave: interação; estrutura de participação; alinhamento.

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Publicado

2024-08-09 — Atualizado em 2024-08-21

Versões

Como Citar

CAMPOS DE SOUSA, Benedita Maria do Socorro; SOARES, Maria Elias. ESTRUTURA DE PARTICIPAÇÃO E ALINHAMENTO EM ENTREVISTAS COM ESTUDANTES CABOVERDIANOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 42, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/92333. Acesso em: 21 dez. 2024.

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