Biblioteca universitária e ensino-aprendizagem

breves reflexões

Autores

Palavras-chave:

Unidades de informação, Ensino-aprendizagem, Gestão do conhecimento

Resumo

A biblioteca atua como um instrumento interdisciplinar para o ensino, essa unidade de informação possui fontes de informação que auxiliam na aprendizagem do indivíduo, o qual recebe a informação e em seguida a transforma em conhecimento. Nesse mote, objetiva-se fomentar discussões sobre a Biblioteca Universitária (BU) enquanto unidade mediadora e potencializadora na construção do conhecimento no Ensino Superior. Metodologicamente parte de um estudo bibliográfico e descritivo com abordagem qualitativa, para identificar, na Ciência da Informação, os principais aspectos que integram às BUs e a gestão e construção do conhecimento. Evidencia-se como resultado que a biblioteca universitária deve ser introduzida no planejamento do ensino-aprendizagem com vistas a propiciar a autonomia da comunidade acadêmica e a desenvolver competências informacionais, sendo estes elementos fundamentais para a construção do conhecimento no Ensino Superior.  Conclui-se que, apesar de termos agora espaços riquíssimos propiciadores de interação e partilha de conhecimentos, como ambientes inovadores na biblioteca universitária e recursos informacionais sofisticados, vai depender da forma como os objetivos institucionais e ações na biblioteca serão desenvolvidas, bem como a forma que se dará a apropriação desses espaços pela comunidade acadêmica.  É nítido, por fim, que a BU tem grande potencial para ser uma agente ativa na construção do conhecimento

Biografia do Autor

Ednando Alves Tavares , Universidade Federal do Ceará

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE/UFC). 

Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF/UFC) e Lider do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE). 

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 11 - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, MUSEOLOGIA