Biblioteca universitária e ensino-aprendizagem
breves reflexões
Mots-clés :
Unidades de informação, Ensino-aprendizagem, Gestão do conhecimentoRésumé
A biblioteca atua como um instrumento interdisciplinar para o ensino, essa unidade de informação possui fontes de informação que auxiliam na aprendizagem do indivíduo, o qual recebe a informação e em seguida a transforma em conhecimento. Nesse mote, objetiva-se fomentar discussões sobre a Biblioteca Universitária (BU) enquanto unidade mediadora e potencializadora na construção do conhecimento no Ensino Superior. Metodologicamente parte de um estudo bibliográfico e descritivo com abordagem qualitativa, para identificar, na Ciência da Informação, os principais aspectos que integram às BUs e a gestão e construção do conhecimento. Evidencia-se como resultado que a biblioteca universitária deve ser introduzida no planejamento do ensino-aprendizagem com vistas a propiciar a autonomia da comunidade acadêmica e a desenvolver competências informacionais, sendo estes elementos fundamentais para a construção do conhecimento no Ensino Superior. Conclui-se que, apesar de termos agora espaços riquíssimos propiciadores de interação e partilha de conhecimentos, como ambientes inovadores na biblioteca universitária e recursos informacionais sofisticados, vai depender da forma como os objetivos institucionais e ações na biblioteca serão desenvolvidas, bem como a forma que se dará a apropriação desses espaços pela comunidade acadêmica. É nítido, por fim, que a BU tem grande potencial para ser uma agente ativa na construção do conhecimento