A seção “reading” do TOEFL-ITP

análise das estratégias de resolução de questões dos alunos do IsF

Autor/innen

  • Karine Monteiro Universidade Federal do Ceará

Schlagworte:

TOEFL-ITP, READING, ESTRATÉGIAS

Abstract

O presente trabalho é um levantamento realizado no contexto da bolsa de residência docente do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi - IsF) Inglês, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante o segundo semestre de 2022, foram ofertadas turmas do curso “TOEFL-ITP: Estratégias e Simulados”, voltadas para estudantes de graduação e/ou pós-graduação da UFC. Em consonância a essas aulas, foi ofertado um projeto chamado “Extra Classes”, em que os alunos resolviam questões da prova e tiravam dúvidas com a professora, com a ideia de familiarizar os estudantes do projeto com o formato das questões do TOEFL-ITP. Durante as duas primeiras semanas de aula, os alunos realizaram questões da Seção 1, “Reading Comprehension”, e foram apresentados a diferentes formas de resolução de questões. Nesse contexto, a pesquisa é baseada nas respostas desses alunos ao formulário avaliativo sobre sua experiência durante esse período de aulas e se essas estratégias mudaram a forma como realizam os simulados. O estudo de corte tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de realização das questões de simulados do TOEFL durante a seção “Reading Comprehension" e descrever se essas estratégias mudaram depois das “Extra Classes”. A metodologia utilizada é quali-quantitativa, sendo baseada nos resultados dos formulários e na retratação das experiências dos alunos. O presente estudo teve como resultado uma mudança na forma como os alunos resolvem as questões da seção específica do TOEFL, considerando que 92,9% dos participantes da pesquisa modificaram suas estratégias depois das aulas específicas. Portanto, é possível considerar parcialmente que umas das abordagens para o ensino do TOEFL pode ser apresentar estratégias de realização de provas, promovendo uma melhor administração do tempo.

Veröffentlicht

2023-01-17

Ausgabe

Rubrik

GT 1 - PESQUISAS EM LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS