“Que este mundo é uma passóca”

a modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil (1888-1916)

Autores/as

  • Isick Kauê Bianchini Homci UFC

Palabras clave:

Educação histórica. Modinha seresteira. Música e ensino de História.

Resumen

O presente estudo investiga possibilidades de usos da modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil entre os anos de 1888 – 1916. Tendo como recorte modinhas de um criativo “bohêmio” cearense – Ramos “Cotôco” -, em diapasão com uma frequência anticolonial, com referência em Stuart Hall, Bell Hooks, propõe-se desenvolver apontamentos para a criação de uma aula-oficina voltada para o ensino médio, a partir de enquadramento teórico da educação histórica, destacando-se as proposições de Isabel Barca. Para promover a reflexão em torno das modinhas seresteiras como documentos musicais em uma aula de história, dialoga-se com Miguel Wisnik e Katia Abud, que instigam a problematização de tais documentos, considerando as especificidades da linguagem musical. Por fim, esboçam-se possibilidades relacionadas ao planejamento, execução e avaliação da referida oficina. No atual estágio de desenvolvimento da pesquisa, pontua-se que os primeiros resultados indicam a receptividade dos educandos para com a proposta, bem como para contribuir com a oficina, desde a sua fase de elaboração, sobretudo na definição do material a ser analisado em sala.

Publicado

2023-01-20

Número

Sección

GT 5 - A HISTÓRIA NO LABIRINTO DAS FONTES