SEMIÓTICA DA FOTOGRAFIA
ANÁLISE SEMIÓTICA DAS ÓPERAS DE MARIA CALLAS
Palabras clave:
Semiótica, Fotografia, Maria Callas, ÓperaResumen
O presente trabalho aborda a semiótica da fotografia através de análises de três fotografias das óperas da Maria Callas. A pesquisa objetiva analisar os efeitos discursivos da fotografia na Ópera de Maria Callas através da perspectiva greimasiana, considerando a debreagem, o contrato enunciativo, e o quadrado semiótico. Além disso, interpretamos as cores das fotografias analisadas, nos permitindo, descrever a função exercida dentro das imagens fotográficas. Assim, foi analisada a relação da música com a imagem; imagem e espaço; a tradução intersemiótica e a sensibilidade visual. A fim de apresentar uma discussão de natureza teórica esclarecendo o embasamento desta pesquisa, estabeleceu-se a relação de estudos que ajudam a compreender a análise das fotografias, são eles: Greimas (1976), Paula Tesser (2009, Alexia Brasil e Daniel Cardoso (2009); Julio Plaza (2008). Com isso, foi possível concluir que a proximidade com a “realidade” faz com que haja uma conexão com a fotografia no momento que se pode identificar como humana, sendo o elemento principal da foto, dentro de um espaço já conhecido, o teatro. Quando a imagem é contemplada, os espectadores se sentem próximos da fotografia. Podemos observar ainda que diversos sentimentos podendo ser gerados a partir das cores das imagens, ocorrendo uma associação.