Cinema e literatura comparada
uma análise do espaço político e social LGBTQIA+ do romance Adeus, Minha Concubina de Lilian Lee e do filme de Chen Kaige
Palabras clave:
LGBTQIAResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar o espaço político e social LGBTQI+ do romance e do livro Adeus, Minha Concubina, de Lilian Lee (1985) e o filme homônimo, de Chen Kaige (1993), considerando as diferenças e semelhanças existentes entre as duas versões. A análise baseia-se nos estudos da literatura comparada e da sua relação com o cinema, fundamentando-se em autores como Carvalhal (2006), Coutinho (1976), Wellek(1958), Bernardet (1980), Xavier (2017). Á vista disso, a investigação é voltada ao espaço e ao cenário político da China, em especial no século XX, assim como a questão da homossexualidade na China Continental, em uma tentativa de compreender como cada elemento é abordado no livro e em sua adaptação. Em relação ao método de procedimento, optamos por uma pesquisa qualitativa através da análise e comparação de trechos e cenas das obras pesquisadas, assim como o uso de um esquema do processo adaptativo entre filme e livro elaborado por Vannoye (1991) e João Batista (2006). Por fim, com base nessa breve análise, foi constatado que a comparação entre as duas obras possui um valor inestimável para o estudo das duas áreas principalmente pelo caráter histórico e social contido na narrativa.