Metodologias ativas na UFC

Estratégias para promoção da autonomia de aprendizes de língua inglesa

Autores/as

  • Marília Rocha de Sousa Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Inglês. Ensino. Aprendizagem. Recurso.

Resumen

O projeto “Metodologias ativas na UFC: Estratégias para promoção da autonomia de aprendizes de língua inglesa”, visa analisar, planejar e aplicar estratégias de ensino que envolvam metodologias ativas na Casa de Cultura Britânica, por meio da inserção das TDIC's no ambiente da sala de aula, com o intuito de promover o conhecimento entre alunos e professores. Por isso, está sendo desenvolvida uma curadoria de recursos digitais com potencial pedagógico, atividade realizada pelos bolsistas. A metodologia consiste em uma busca digital por novos recursos que visam o ensino e o aprendizado de inglês, os quais são registrados em relatórios quinzenais. Além disso, ficou claro no decorrer da pesquisa a variedade de mecanismos capazes de suprir a necessidade do estudo de língua inglesa, apesar de algumas ferramentas apresentarem certas semelhanças. No geral, uma excelente curadoria foi organizada com um rico acervo de ferramentas digitais, o que ratifica a fortuna e a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de aprendizagem do idioma em questão, permitindo que a autonomia dos alunos seja explorada e incentivada pelos professores. 

Publicado

2023-01-17

Número

Sección

GT 1 - PESQUISAS EM LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS