POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA NA GUINÉ-BISSAU NO PERÍODO 2010-2018

Autores/as

  • Carecor Pereira Unilab

Palabras clave:

Políticas Públicas. Acesso à Educação. Guiné-Bissau.

Resumen

O acesso à educação básica na Guiné-Bissau foi e continua sendo uma questão complexa, assim o presente estudo visa analisar as políticas de acesso à educação básica na Guiné-Bissau, de 2010 – 2018. A nossa pesquisa foi realizada com 5 estudantes na UNILAB, Ceará. Foi utilizado o método qualitativo, tendo como as técnicas análise documental e entrevista semiestruturada e, análise temática narrativa como procedimento de análise de dados. Entre os resultados, percebe-se que a instabilidade política é um cardeal fator que estorva o progresso do sistema educativo guineense e ainda sublinham de que as vicissitudes impossibilitam não só a criação e a implementação de várias políticas públicas educacionais que alinham com as realidades, mas também contribuem na degradação das infraestruturas escolares, e impossibilitam a ampliação das ofertas. Ou seja, as políticas públicas de acesso à educação básica na Guiné-Bissau estão abaixo das expectativas, o que proporciona um aumento na taxa de analfabetismo, falta das infraestruturas escolar em diversas zonas do país e de recursos humanos (professores). O Estado guineense, portanto, deve não só ampliar a parcela orçamentaria, mas aumentar a oferta, ampliar e modificar infraestruturas escolares, e também ao mesmo tempo criar políticas de incentivo de permanência

Publicado

2023-01-20

Número

Sección

GT 4 - ÁFRICA E DIÁSPORA: PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO