Emergência e dissolução de um sujeito afetado
Elementos tensivos em um enunciado de Björk
Mots-clés :
Tensividade, Canção Experimental, SincretismoRésumé
O presente trabalho investiga as estratégias enunciativas e relações entre expressão verbal, fônica e musical na faixa “Öll Birtan”, de Björk. Seguimos a senda de Lemos (2016), para quem as categorias tensivas, devido a sua maior abstração, poderiam ser úteis não apenas ao tratamento do conteúdo, mas também à análise de diferentes expressões. Intencionamos, então, com a análise deste objeto, no qual o figurativo escapa em borrões e o figural aponta claramente sentidos na dinâmica global do texto, investigar as relações entre as diferentes expressões e o conteúdo veiculado e identificar como as articulações profundas atuam na aproximação e compatibilização entre os diferentes planos e linguagens. Para tanto, além de Lemos (2010, 2016), recorremos também a Tatit (1994, 2020) e Zilberberg (2004, 2006) como aparato teórico-metodológico. Resultados analíticos iniciais apontam que as concentrações e dispersões de vozes associadas à tonicidade de cada linha melódica podem atualizar um traço de incoatividade/terminatividade no verbal. Além disso, na articulação de um efeito de sentido “crescente”, algumas cadeias fônicas não-verbais podem completar a direção tensiva sugerida ou servir, como fundo, ao estabelecimento de células rítmicas.