Possibilidades para o ensino de história a partir da musicalidade no Candomblé Ketu

Autori

  • Carlos Marley Correia Universidade Federal do Ceará

Parole chiave:

Ensino de História. Candomblé. Tambor.

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toques dos tambores.

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Pubblicato

2023-01-20

Fascicolo

Sezione

GT 4 - ÁFRICA E DIÁSPORA: PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO