Aquisição do bilinguismo na primeira infância
O papel do professor de Inglês e os impactos do ensino bilíngue na aquisição da linguagem de crianças da Educação Infantil
Parole chiave:
Aquisição da Linguagem. L1. L2. Ensino Bilíngue. Professor de Inglês. Educação Infantil.Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as atribuições que o professor de Inglês desempenha no processo de aquisição da linguagem, definida por Correa (1999) como um estudo que “visa a explicar de que modo o ser humano parte de um estado no qual não possui qualquer forma de expressão verbal e, naturalmente, incorpora a língua de sua comunidade nos primeiros anos de vida”, de crianças entre um a quatro anos de idade, alunos da Educação Infantil e os impactos do Ensino Bilíngue no processo de aquisição da língua materna (L1), nesse caso a língua portuguesa, e de uma segunda língua (L2), considerando aqui a língua inglesa, simultaneamente. Segundo, Radford (1993) crianças de 0 a 12 meses se encontram na fase pré-linguistica; fase de uma palavra: de 12 a 18 meses; fase multivocabular inicial: de 18 a 24 meses; fase multivocabular tardia: de 24 a 30 meses.". Por isso, aprender a L2 já nos primeiros anos de vida das crianças, quando elas estão adquirindo a L1, possibilita um aprendizado mais natural e eficiente. Todavia, é necessário que o professor de Inglês compreenda como a aquisição da linguagem ocorre em cada fase da infância e tenha a sua disposição uma carga-horária adequada para conseguir desempenhar um trabalho constante e satisfatório. Portanto, ao esbanjar de um ambiente propício, metodologias adequadas a cada idade escolar e profissionais preparados e treinados, os alunos do Ensino Bilingue se beneficiarão de um aprendizado concreto que contribuirá na formação de um indivíduo bilíngue. Por último, através deste trabalho será discutido como as crianças dentro da faixa etária observada recebem as aulas do Ensino Bilingue e como essas aulas contribuem não só para que elas adquiram a L2 simultaneamente à L1, mas também para seu desenvolvimento nas seguintes áreas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.”.