Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos elementos compositivos 'contraste, equilíbrio e peso' no desenho artístico

Autores

  • Lara Doswaldo Balaminutti Insituto de Artes, Unicamp
  • Rachel Zuanon
  • Mateus Bernardo de Oliveira
  • Vanessa
  • Filipe Mattos de Salles

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60928

Palavras-chave:

Artes Visuais, Neurociências, Neuroeducação, Desenho Sensorial, SEE BEYOND, Desenho Artístico

Resumo

Este artigo discorre sobre a abordagem do Desenho Sensorial, aplicada ao ensino- aprendizagem do desenho artístico. O Desenho Sensorial é subsidiado pelo método SEE BEYOND, o qual elabora e aplica recursos didático-pedagógicos e didático-andragógicos direcionados a estudantes com e sem deficiência visual, a partir de estudos da neurociência cognitivo-comportamental e da neuroeducação. Os resultados, as discussões e as contribuições aqui compartilhados referem-se especificamente ao tema ‘Contraste, equilíbrio e peso’, ministrado no primeiro semestre do ano de 2019, e que integra o conteúdo programático da disciplina Desenho Artístico I (AP104), pertencente à matriz curricular do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Biografia do Autor

Rachel Zuanon

Rachel Zuanon é artista midiática e designer. Docente no Curso de Artes Visuais e professora/pesquisadora junto às áreas de Processo Criativo em Composição Artística e de Arte e Tecnologia (IA-UNICAMP). Professora e pesquisadora do PPG-AV (IA-UNICAMP) e do PPG-ATC (FEC-UNICAMP). Co-fundadora e co-coordenadora da DASMind-UNICAMP [Design, Art, Space and Mind: Transdisciplinary Cooperation Network in Research and Innovation]. Coordenadora de Pesquisa e Extensão (IA - UNICAMP). Coordenadora do LIS (IA-UNICAMP). Membro do Conselho da GAIA (Galeria de Arte/IA-UNICAMP). Como pesquisadora convidada, integra o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, e Instituto Politécnico do Cávado e do Ave). Com prêmios nacionais e internacionais, desde 1998, dedica sua pesquisa e produções à cooperação Neurociência e Processos Criativo-Projetuais. 

Mateus Bernardo de Oliveira

Graduando em Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante da rede de pesquisa DasMIND, através do Projeto de Iniciação Científica: "Desenho-Neurociência: cooperações multidimensionais e transdisciplinares nos processos criativo e cognitivo".

Vanessa

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante da rede de pesquisa DasMIND, através do Projeto de Iniciação Científica: "Desenho e Memória: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem do desenho como linguagem expressiva e como projeto".

Filipe Mattos de Salles

Fotógrafo e cineasta, possui graduação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (1994), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2011). Foi professor na FAAP, PUC/SP, Belas-Artes, Universidade Santa Cecília, professor dos cursos de Cinema, RTV e Fotografia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - CEUNSP, professor substituto na UFSCar e professor convidado da pós graduação da Universidade Sao Judas Tadeu. Atualmente é professor do Instituto de Artes da UNICAMP, lecionando nos cursos de Artes Visuais e Midialogia. Desde 09/2017 é coordenador do curso de Artes Visuais do IA. De 2008 a 2013 foi coordenador dos cursos de Cinema e Fotografia na FCAD/CEUNSP, e também coordenou a implementação de Extensão e Pós-Graduação em Comunicação e Artes. Foi editor da Revista Acadêmica Ágora, é co-fundador do site Mnemocine, e avaliador do MEC. É membro da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia, e tem experiência profissional nas áreas de cinema e fotografia. Na área acadêmica, atua principalmente nas linhas de pesquisa de Artes, com ênfase em Filosofia da Arte, Estética, Iluminação, fotografia digital e fotografia analógica, fotografia fine-art, cinema, direção, direção de fotografia, curta-metragem e trilha sonora. 

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Doswaldo Balaminutti, L., Zuanon, R., Bernardo de Oliveira, M. ., Vanessa, & Mattos de Salles, F. (2020). Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos elementos compositivos ’contraste, equilíbrio e peso’ no desenho artístico. Revista Vazantes, 4(2), 153–167. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60928