Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos elementos compositivos 'contraste, equilíbrio e peso' no desenho artístico
DOI:
https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60928Palavras-chave:
Artes Visuais, Neurociências, Neuroeducação, Desenho Sensorial, SEE BEYOND, Desenho ArtísticoResumo
Este artigo discorre sobre a abordagem do Desenho Sensorial, aplicada ao ensino- aprendizagem do desenho artístico. O Desenho Sensorial é subsidiado pelo método SEE BEYOND, o qual elabora e aplica recursos didático-pedagógicos e didático-andragógicos direcionados a estudantes com e sem deficiência visual, a partir de estudos da neurociência cognitivo-comportamental e da neuroeducação. Os resultados, as discussões e as contribuições aqui compartilhados referem-se especificamente ao tema ‘Contraste, equilíbrio e peso’, ministrado no primeiro semestre do ano de 2019, e que integra o conteúdo programático da disciplina Desenho Artístico I (AP104), pertencente à matriz curricular do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).