Sensory Drawing: the SEE BEYOND method applied to the teaching-learning of the visual compositional elements ‘contrast, balance and weight’ in artistic design

Authors

  • Lara Doswaldo Balaminutti Insituto de Artes, Unicamp
  • Rachel Zuanon
  • Mateus Bernardo de Oliveira
  • Vanessa
  • Filipe Mattos de Salles

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60928

Keywords:

Visual Arts, Neurosciences, Neuroeducation, Sensorial Drawing, SEE BEYOND, Artistic Drawing

Abstract

This article discusses the Sensory Drawing approach, applied to the teaching-learning of artistic design. Sensory Drawing is subsidized by the SEE BEYOND method, which elaborates and applies didactic-pedagogical and didactic-andragogic resources directed to students with and without visual impairment, based on studies of cognitive-behavioral neuroscience and neuroeducation. The results, discussions and contributions shared here refer specifically to the theme ‘Contrast, balance and weight’, taught in the first half of 2019, and which integrates the syllabus of the discipline Artistic Drawing I (AP104), belonging to the curricular matrix of the Visual Arts course at the State University of Campinas (UNICAMP).

Author Biographies

Rachel Zuanon

Rachel Zuanon é artista midiática e designer. Docente no Curso de Artes Visuais e professora/pesquisadora junto às áreas de Processo Criativo em Composição Artística e de Arte e Tecnologia (IA-UNICAMP). Professora e pesquisadora do PPG-AV (IA-UNICAMP) e do PPG-ATC (FEC-UNICAMP). Co-fundadora e co-coordenadora da DASMind-UNICAMP [Design, Art, Space and Mind: Transdisciplinary Cooperation Network in Research and Innovation]. Coordenadora de Pesquisa e Extensão (IA - UNICAMP). Coordenadora do LIS (IA-UNICAMP). Membro do Conselho da GAIA (Galeria de Arte/IA-UNICAMP). Como pesquisadora convidada, integra o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, e Instituto Politécnico do Cávado e do Ave). Com prêmios nacionais e internacionais, desde 1998, dedica sua pesquisa e produções à cooperação Neurociência e Processos Criativo-Projetuais. 

Mateus Bernardo de Oliveira

Graduando em Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante da rede de pesquisa DasMIND, através do Projeto de Iniciação Científica: "Desenho-Neurociência: cooperações multidimensionais e transdisciplinares nos processos criativo e cognitivo".

Vanessa

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante da rede de pesquisa DasMIND, através do Projeto de Iniciação Científica: "Desenho e Memória: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem do desenho como linguagem expressiva e como projeto".

Filipe Mattos de Salles

Fotógrafo e cineasta, possui graduação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (1994), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2011). Foi professor na FAAP, PUC/SP, Belas-Artes, Universidade Santa Cecília, professor dos cursos de Cinema, RTV e Fotografia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - CEUNSP, professor substituto na UFSCar e professor convidado da pós graduação da Universidade Sao Judas Tadeu. Atualmente é professor do Instituto de Artes da UNICAMP, lecionando nos cursos de Artes Visuais e Midialogia. Desde 09/2017 é coordenador do curso de Artes Visuais do IA. De 2008 a 2013 foi coordenador dos cursos de Cinema e Fotografia na FCAD/CEUNSP, e também coordenou a implementação de Extensão e Pós-Graduação em Comunicação e Artes. Foi editor da Revista Acadêmica Ágora, é co-fundador do site Mnemocine, e avaliador do MEC. É membro da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia, e tem experiência profissional nas áreas de cinema e fotografia. Na área acadêmica, atua principalmente nas linhas de pesquisa de Artes, com ênfase em Filosofia da Arte, Estética, Iluminação, fotografia digital e fotografia analógica, fotografia fine-art, cinema, direção, direção de fotografia, curta-metragem e trilha sonora. 

Published

2020-12-24

How to Cite

Doswaldo Balaminutti, L., Zuanon, R., Bernardo de Oliveira, M. ., Vanessa, & Mattos de Salles, F. (2020). Sensory Drawing: the SEE BEYOND method applied to the teaching-learning of the visual compositional elements ‘contrast, balance and weight’ in artistic design. Revista Vazantes, 4(2), 153–167. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60928