Brincadeiras da cultura popular em Juazeiro do Norte-CE

trânsitos e dinâmicas plurais

Autores

  • Antonio Lucas Cordeiro Feitosa Universidade Regional do Cariri (Unidade Descentralizada de Iguatu))

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71139

Resumo

Neste artigo, a partir de pesquisa de orientação etnográfica desenvolvida entre os anos de 2016 e 2020, objetivo descrever alguns dos trânsitos e das dinâmicas plurais que têm caracterizado uma das “brincadeiras” mais comuns da “cultura popular” em Juazeiro do Norte, o reisado. Ao mesmo tempo, procuro compreender alguns dos significados atribuídos a essa “cultura popular” e como tais significados têm sido acionados em relação ao bairro mais populoso da cidade, o João Cabral, forjando-o como “um dos berços da cultura” ao mesmo tempo em que ele é concebido na cidade como periferia violenta. Em vista das dinâmicas assinaladas, é possível pensar o bairro e a “cultura popular” como constituídos a partir de multiplicidades que se entrecruzam.

Biografia do Autor

Antonio Lucas Cordeiro Feitosa, Universidade Regional do Cariri (Unidade Descentralizada de Iguatu))

Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFC. Mestre em Sociologia pelo PPGS/UFPB e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA/Crato-CE).

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Cordeiro Feitosa, A. L. (2021). Brincadeiras da cultura popular em Juazeiro do Norte-CE: trânsitos e dinâmicas plurais. Revista Vazantes, 5(1), 142–178. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71139