Entre imagens e rezas: os significados do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto no teatro cearense contemporâneo

Autor/innen

  • Francisco das Chagas Alexandre Nunes de Sousa UFCA
  • Vitor Gabriel Sobreira Tavares ufca

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71090

Abstract

O presente artigo busca analisar a maneira pela qual o teatro emerge como campo de questões lutuosas, em que o palco se torna um espaço de reivindicação dedicado às vítimas do massacre do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto. Esse processo se torna possível a partir do intermédio das imagens, especialmente fotografias, que perpassam os espetáculos e proporcionam o acesso ao fenômeno do Caldeirão. Para tal análise, foram realizadas entrevistas que discorrem sobre os significados que os artistas envolvidos atribuem ao massacre. Conclui-se que as imagens do Caldeirão aparecem de forma lacunar, parcial (DIDI-HUBERMAN, 2011) e são responsáveis tanto pelo acesso dos grupos ao massacre da comunidade, quanto pelo processo de enlutamento que ocorre na cena.

Veröffentlicht

2021-12-22

Zitationsvorschlag

Nunes de Sousa, F. das C. A., & Sobreira Tavares, V. G. . (2021). Entre imagens e rezas: os significados do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto no teatro cearense contemporâneo. Revista Vazantes, 5(1), 19–45. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71090