About the Journal
Foco e Escopo
A Revista Vazantes (ISSN: 2594-5491) é uma publicação seriada, de fluxo contínuo, e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará e seu escopo está relacionado a aspectos que tangenciam as poéticas da criação e do pensamento em artes.
O nome da revista sugere a ação de vazar, de sobrepor idéias e matérias, de ir além das fronteiras, misturando-as, tensionando-as, como uma maré vazante, a vazante de um rio ou a vazante da lua no quarto minguante. Aproximando o fazer artístico da ação de vazar, encaramos a arte como aquilo que escapa aos limites pré-definidos, aos enquadramentos e taxonomias pré-determinados, às formas e representações imutáveis e exteriores à própria experiência.
A revista portanto pensa e divulga a arte como um campo de forças que vaza delimitações duras e homogêneas. Arte como fuga, como escape, como resistência às tentativas de controle e aprisionamento do que é próprio ao vivo: sua turbulência, seu caos, seu fluxo, seu mistério invisível, suas lógicas absurdas e nômades, sua irrevogável pulsão criadora. A ação de vazar também evoca o significado da contaminação: o vazamento como propulsora de contágios e proliferações, movimento que está na base do desejo de diálogo entre os gêneros artísticos que dá sentido à linha editorial da revista. Temos como missão fomentar o desejo por uma arte não-fechada em si mesma, mas sim que vaze pelo mundo e pelo cotidiano, produzindo potentes possibilidades de escapar aos poderes e às formas dominantes.
Aceitamos submissões em forma de artigos acadêmicos, entrevistas, resenhas, traduções, ensaios e proposições poéticas, como ensaios visuais, escritas performativas, anotações de artistas etc.
Políticas de Seção: http://periodicos.ufc.br/vazantes/about/submissions
Processo de Avaliação pelos Pares
A Vazantes adota a avaliação cega por pares em sistema de pareceria ad hoc com colaboração de professores-pesquisadores conceituados de universidades brasileiras e estrangeiras, o que garante, ao um só tempo, rigor e transparência nos critérios de avaliação.
Após prévia avaliação dos Editores, os artigos são submetidos aos pareceristas ad hoc, que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Periodicidade
Desde 2017.
Publicação seriada (fluxo contínuo e dossiês temáticos)