Formação em Artes: Caminhos para uma Pedagogia Decolonial

Autori

  • Nathan Tejada de Podestá
  • Sábatha Fernandes

Abstract

No presente artigo, buscaremos discorrer acerca da formação em artes, observando como a colonialidade invade o currículo acadêmico nessa área de estudos. Para tanto, o artigo foi estruturado da seguinte maneira: em primeiro momento tratamos da colonialidade em relação à arte, em seguida em relação à universidade, em especial, à formação em música; em segundo momento, discutimos acerca de um projeto decolonial em relação à universidade que incorpora, dentre outras estratégias, a busca pela construção de uma ecologia de saberes; por fim, tratamos de especificidades do conhecimento artístico buscando refletir sobre a incorporação da diversidade epistêmica no campo.

##submission.downloads##

Come citare

Tejada de Podestá N., & Fernandes, S. (2019). Formação em Artes: Caminhos para uma Pedagogia Decolonial. Revista Vazantes, 3(1), 223–240. Recuperato da http://periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/42925