O belo na poesia de Carlos Drummond na perspectiva filosófica de Benedito Nunes
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.6Palavras-chave:
Belo. Poesia. Filosofia. Carlos Drummond. Benedito Nunes.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender em que consiste o belo na poesia pela perspectiva filosófica de Benedito Nunes a partir dos poemas de Carlos Drummond de Andrade. Especificamente faremos o percurso que fizeram alguns filósofos na sua discussão sobre o que é o belo para em seguida demonstrar como o pensamento de Heidegger influenciou o modo de pensar filosófico de Benedito Nunes e por fim demonstrar como a poesia expressa o mundo sensível pelos poemas de Carlos Drummond de Andrade, percebendo a relação com os aspectos filosóficos e literários e de como o Belo se configura nesse contexto. Para o alcance dos objetivos optamos em realizar uma pesquisa descritiva e bibliográfica, seguindo o percurso teórico de Benedito Nunes, a partir da obra Crivo de Papel (1998). A pesquisa dialoga com duas grandes áreas humanas Filosofia e Literatura estão interligadas ao falarmos sobre a poesia, e de como o Belo como está presente de forma particular na nossa experiência sensível.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 21ª ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1975.
GREUEL, Marcelo da Veiga. Da "teoria do belo" a "estetica dos sentidos": Reflexões sobre Platão e Friedrich Schiller. Anuário de Literatura 2, p. 147-155, 1994.
HEIDEGGER, Martin. “... poeticamente o homem habita...”. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002c. p. 165-183.
MAGALHÃES, Antonio. Partilhas do saber: diálogos entre filosofia e literatura. Revista Páginas de Filosofia. v. 1, n. 2, p. 47-59, jul./dez. 2009.
MEDEIROS NUNES, Yamille Fragoso de. A obra de arte na filosofia de Martin Heidegger. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Paraíba, Centro de Educação, 2014.
NUNES, Benedito. Crivo de papel. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.
NUNES, Benedito. Heidegger e a poesia. Natureza Humana, v. 2, n. 1, p. 103-127, 2000.
SANTOS, Natália Gonçalves de Souza. Polos de oposição na poesia drummondiana: uma leitura do poema “passagem da noite”. Revista Travessias, v. 1, n. 1, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Argumentos - Revista de Filosofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.






._._3.png)
._._._.png)