Outras filosofias? Notas sobre a proposta de descolonização filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.16.32.90651

Palavras-chave:

Filosofia latino-americana. Filosofia africana. Filosofia intercultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a descolonização filosófica proposta por alguns pensadores latinoamericanos e africanos contemporâneos, entre os quais destacamos Enrique Dussel, Raúl Fornet-Bettancourt, Nelson Maldonado-Torres, Renato Noguera e Mogobe Ramose. Tais pensadores sustentam que o problema central do eurocentrismo filosófico e da colonialidade como um todo é ontológico, resultando na exclusão e ocultação de uma pluralidade filosófica. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico que busca estabelecer um diálogo intercultural crítico com os autores evidenciados. Entre os resultados, destaca-se o apontamento da necessidade de compreensão da natureza pluriversal da filosofia, entendida pelos autores consultados como uma potencialidade humana inerente aos diversos povos e culturas da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dannyel de Castro, Universidade do Estado do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Realiza estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PDPG - Amazônia Legal). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas (GEPPSEMA/UEPA).

Referências

ALCOFF, L. A epistemologia da colonialidade de Mignolo. Epistemologias do sul, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, 2017, p. 33-59.

CASTRO-GÓMEZ, S. Ciencias sociales, violencia epistémica y el problema de la invención del otro. In: LANDER, E. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências Sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 189-186.

CASTRO-GÓMEZ, S. Decolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontifícia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 63-78.

CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontifícia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

DUSSEL, E. Filosofías del Sur: descolonización y transmodernidad. Ciudad de México: AKAL, 2017.

DUSSEL, E.; MENDIETA, E.; BOHÓRQUEZ, C. (Orgs.). El pensamiento filosófico latino-americano, del Caribe y “Latino” [1300-2000]. Ciudad de México: XXI, 2011.

FORNET-BETTANCOURT, R. La filosofia intercultural. In: DUSSEL, E.; MENDIETA, E.; BOHÓRQUEZ, C. (Orgs.). El pensamento filosófico latinoamericano, del Caribe y “Latino” [1300-2000]. Ciudad de México: XXI, 2011, p. 639-646.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GONZÁLEZ, L. Excurso: las fundaciones de la filosofía latinoamericana. In: DUSSEL, E.; MENDIETA, E.; BOHÓRQUEZ, C. (Orgs.). El pensamiento filosófico latino-americano, del Caribe y “Latino” [1300-2000]. Ciudad de México: XXI, 2011. p. 255-261.

GROSFOGUEL, R. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismo identitário, colonização disciplinar e epistemologias decoloniais. Ciência e cultura, São Paulo, v. 59, n. 2, 2007, p. 32-35.

GROSFOGUEL, R. La descolonización de la economía política y los estudios postcoloniales. Transmodernidad, pensamiento fronterizo y colonialidad global. Tabula Rasa, Bogotá, n. 4, 2006, p. 17-48.

MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Brasília: Autêntica, 2018.

MALDONADO-TORRES, N. A topologia do Ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, 2008, p. 71-114.

MALDONADO-TORRES, N. El Pensamiento filosófico del “Giro descolonizador”. In: DUSSEL, E.; MENDIETA, E.; BOHÓRQUEZ, C. (Org.). El pensamiento filosófico latino-americano, del Caribe y “Latino” [1300-2000]. Ciudad de México: XXI, 2011, p. 683-697.

MIGNOLO, W. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 71-103.

MIGNOLO, W. El pensamiento decolonial: desprendimento y apertura. Um manifesto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontifícia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 25-43.

MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003

MISSIATO, L. Diferença ontológica: a dicotomia humana como espaço de produção da diferença colonial. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, 2020, p. 22-45.

MOTA NETO, J.C. Educação popular e pensamento decolonial latino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 2015. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

NOGUERA, R. Denegrindo a educação: um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, mai./out. 2012, p. 62-73.

OLIVEIRA, I. A. Paulo Freire – Gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.

RAMOSE, M. Sobre a legitimidade e o estudo de filosofia africana. Ensaios Filosóficos, Rio de Janeiro, v. IV, out./2011, p. 6-25.

RESTREPO, E.; ROJAS, A. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Colombia: Editorial Universidad del Cauca, 2010.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In: CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Varia