Às voltas com o quarto capítulo de Matéria e Memória

Autores/as

Palabras clave:

Duração. Consciência. Temporalidade. Matéria.

Resumen

O presente estudo analisa temas centrais do livro Matéria e Memória (1896), de Henri Bergson, presentes nos três primeiros capítulos e retomados no quarto. Busca-se apresentar as relações tecidas entre a psicologia dos graus de consciência e a metafísica da matéria proposta pelo autor, enfatizando o modo como sua abordagem é capaz de relacionar temas aparentemente tão díspares, mas que possuem um vínculo subterrâneo essencial para a obra analisada. Tal vínculo revela quão necessária se torna uma teoria da memória, visando não apenas demonstrar que o espírito é independente do cérebro, como também para a compreensão da maneira com que se dá a contração efetuada pela consciência sobre a matéria, tornando inteligível o aspecto desta, a um só tempo, qualitativo e quantitativo. A psicologia e a metafísica unem-se, além disso, para a compreensão de como o imediato material é qualitativo e dado em si mesmo. Utilizou-se, para a pesquisa, a fonte primária dos textos do autor, cuja leitura permite se apresentarem essas diferentes incursões pela metafísica de Henri Bergson.

Descargas

Biografía del autor/a

Heliakim Marques Trevisan, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Concluiu seu bacharelado e mestrado na mesma instituição, pesquisando diferentes temas da obra Henri Bergson e sua relação com a história da filosofia.

Citas

BERGSON, H. A energia espiritual. Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

BERGSON, H. Cartas, conferências e outros escritos. Seleção de textos de Franklin Leopoldo e Silva. Trad. Franklin Leopoldo e Silva e Nathanael Caxeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BERGSON, H. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Trad. e notas de Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: Edipro, 2020.

BERGSON, H. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BERGSON, H. O paralelismo psicofísico e a metafísica positiva. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v. 8, n. 1, abr./2020b, p. 457-484.

Publicado

2025-06-24

Cómo citar

Trevisan, H. M. (2025). Às voltas com o quarto capítulo de Matéria e Memória. Argumentos - Periódico De Filosofia, 17(especial), 55–65. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/95588

Número

Sección

Dossiê Bergson

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.